Bonja

Para o mundo e para sempre

A história da Associação Educacional Luterana BOM JESUS IELUSC começou em 1866, com a criação da Escola Alemã (Deutsche Schule), em Joinville-SC. Esta história confunde-se com a da cidade, fundada em 1851. No entanto, a fundação do Colégio Bom Jesus deu-se em 1926. Em 1968, tornou-se propriedade da Comunidade Evangélica de Joinville-CEJ/UP.

Após muitos capítulos, o BOM JESUS IELUSC atua hoje como Colégio com o nome que seus alunos carinhosamente elegeram: BONJA. O Colégio Bonja  é um dos maiores educandários de Santa Catarina e o maior colégio luterano ligado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A proposta educacional do Bonja enfatiza a formação de um sujeito autônomo, criativo, ético, crítico e comprometido com a sociedade em permanente transformação. Assim, o Bonja forma cidadãos autônomos e capazes de seguirem confiantes o novo caminho a ser trilhado. O nosso conceito ilustra essa proposta: “Colégio Bonja. Para o mundo e para sempre.”.

Princípios Teológicos. Enquanto  escola comunitária luterana o Bonja está comprometido com a vida e com a missão de Deus no mundo. Essa atitude que se manifesta nas relações entre pessoas, povos e o meio ambiente na busca da paz.
Buscamos a formação de lideranças comprometidas com o serviço na sociedade e com a vida digna de todas as pessoas.

Metodologia. O Colégio BONJA visa à educação que promove a aprendizagem ativa e a participação do aluno na construção de conhecimentos. Consideramos que o importante não são somente as diversas estratégias metodológicas, mas o olhar docente para a aprendizagem do aluno. A metodologia promoverá o protagonismo estudantil, favorecendo a estruturação e expansão do conhecimento, tendo o professor, como função principal, a mediação.

O objetivo é desenvolver nos alunos habilidades e competências que serão o suporte para criações em áreas diversas e para a resolução de situações e problemas pessoais ou coletivos ao longo da sua vida.

Nossos Valores

  • Tradição

    Utiliza-se de sua experiência para entregar uma educação de qualidade e coerente com o mercado atual.

  • Vivência da espiritualidade cristã

    Regida por valores cristãos.

  • Ética e Honestidade

    Honestidade e ética em todas as relações com seus públicos.

  • Sustentabilidade

    Conjunto coerente e integrado de práticas sustentáveis.

  • Acolhimento com afetividade

    Valoriza a essência do ser em todos os níveis e acolhe sempre com afetividade.

  • Responsabilidade e compromisso social

    Busca cumprir seu papel social e contribuir para o crescimento da sociedade.

  • Qualidade

    Preocupa-se com a formação constante de seus profissionais e investe numa excelente infraestrutura para dar suporte ao processo educacional.

  • Inovação e compromisso com a aprendizagem

    Adota metodologias coerentes com as necessidades do mercado e está sempre atenta para criar produtos e serviços que atendam essas demandas.

Nossa missão
é educar pessoas para o desenvolvimento humano, social e sustentável, por meio de vivências diversas e em um ambiente acolhedor.

Fazemos parte da Rede Sinodal de Educação

Baixar Política Educacional da IECLB

A Rede Sinodal de Educação, ligada à IECLB, é uma entidade associativa que reúne instituições educacionais com vínculos evangélico-luteranos. São cerca de 50 instituições e mais de 80 unidades de ensino, distribuídas por todo o Brasil. Nesse cenário, o BOM JESUS IELUSC integra a Rede Sinodal de Educação com a finalidade de levar adiante a proposta educacional da IECLB, que consiste no desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da integridade da pessoa na dimensão de sua vocação para servir.

Silvio Iung

Nós temos um jeito de ser. Em um ambiente acolhedor, nossos alunos desenvolvem-se por meio do conhecimento e preparam-se, a partir de valores, para o mundo. Esse é um lugar para o aluno construir a melhor versão de si, explorando as suas competências, aprendendo a fazer as suas próprias escolhas e, principalmente, realizando os seus sonhos. Para nós, o aprendizado requer inspiração, sintonia e interação. Esse é o nosso jeito Bonja de ser!

Silvio Iung Diretor Geral

Documentos e Arquivos