15 de setembro de 2021

Alunos BONJA estão classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior

 

Dez alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental do BONJA foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), que ocorrerá no dia 18 de setembro. As provas serão realizadas no aplicativo do Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), com 20 questões objetivas (pontuação máxima de 40 pontos) e três questões analítico-expositivas (pontuação máxima de 60 pontos).

A primeira fase também foi realizada em formato on-line e classificou os participantes com as melhores notas. Entre os assuntos abordados nos exames estão: elementos, símbolos e fórmulas químicas; ambiente, química verde e sustentabilidade; propriedades gerais, funcionais e específicas das substâncias; entre outros.

O objetivo da OBQJr é estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza, de modo especial pela Química, contribuir para a melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

Os estudantes do 9º ano que obtiverem pontuação acima de 79,9 poderão participar da Fase III da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Modalidade A do ano seguinte.

 

Premiação

De acordo com a organização da olimpíada, os alunos com pontuação igual ou superior a 50 pontos receberão uma premiação.
– Notas de 50 a 64,9: menção honrosa;
– Notas de 65 e 79,9: medalhas de bronze;
– Notas de 80 a 91,9: medalhas de prata;
– Notas de 92 a 100: medalhas de ouro.

 

Parabéns aos alunos e alunas BONJA pela conquista!
Boa prova na segunda fase!

8º ano
Giovanna Almeida Alvarez – EF8AT

9º ano
Beatriz Assunção Borges – EF9C
Gustavo da Cunha Dias – EF9B
Kauã Fernandes Wilke – EF9F
Kenzo Silveira Takahashi – EF9C
Manuela de Souza Castro – EF9A
Maria Luiza Galvan Domingos – EF9G
Matheus Barbiero Pillon – EF9AT
Roberta Iurk Calleya – EF9B
Sibele Karina Souza – EF9F

 

Sobre a olimpíada

Anualmente, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Podem participar da OBQJr todos os estudantes regularmente matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o território nacional.