9 de dezembro de 2021
Eventos

Alunos do 1º ano do BONJA refletem sobre o cuidado e a importância da Floresta Amazônica em projeto

“O que nós temos a ver com a Floresta Amazônica?” Essa foi uma das várias perguntas que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do BONJA fizeram e que inspiraram as professoras e a coordenação do Colégio a idealizar e colocar em prática o projeto “Amazônia: desvendando os mistérios e as riquezas da Floresta Amazônica”.

As atividades foram realizadas durante o segundo semestre do ano letivo de 2021 e tiveram o objetivo de proporcionar experiências focadas na preservação ambiental, bem como momentos de pesquisa sobre a floresta e suas características, estabelecendo relações com o dia a dia e os impactos no meio ambiente.

“A educação ambiental não deve ser tratada como algo separado da rotina da criança, mas como parte de sua existência. É de extrema relevância a conscientização da preservação do meio ambiente para a vida humana e de todos os seres vivos. Iniciar este processo desde cedo é alicerce para a formação de cidadãos conscientes e reflexivos”, explica a coordenadora do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, Gislene Valim.

O projeto foi dividido em etapas, utilizando a pesquisa, o questionamento e as vivências transdisciplinares. Os alunos conheceram a história das abelhas Vivene e Florine, por meio do livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, da escritora Isa Colli; aprenderam e compararam o clima da Amazônia com o clima de Joinville; plantaram uma árvore e descobriram a altura da maior árvore da Amazônia; confeccionaram o instrumento musical pau-de-chuva; compararam as características do camaleão, mascote da disciplina ViVaE (Vivência de Valores e Emoções), com as iguanas da Amazônia; entre outras atividades.

Para encerrar o projeto, os alunos do 1º ano compartilharam o que aprenderam com a turma do Jardim B, com apresentações de músicas e danças culturais. Eles ainda receberam a medalha intitulada “Defensor da Amazônia”, símbolo da importância do cuidado com o meio ambiente e dos conhecimentos adquiridos.

Confira as imagens das apresentações nas redes sociais do Colégio BONJA (clique aqui).