28 de setembro de 2021

Clube do BONJA promove o hábito da leitura para alunos do 9º ano

 

A leitura é um ótimo exercício para o cérebro. Ela amplia a capacidade de interpretação, desenvolve o pensamento crítico, estimula a concentração e a criatividade, além de ser uma boa maneira de adquirir conhecimentos.

Para fazer desta atividade um hábito, os estudantes do 9º ano do Colégio BONJA iniciaram o Clube de Leitura. Nos encontros quinzenais, eles compartilham suas impressões e opiniões e trocam experiências sobre os livros com os demais colegas.

Mateus Eduardo Axt Ramos, do 9º ano AT (BONJA Connect), é um dos participantes do grupo. Ele contou que a atividade está sendo curiosa e divertida. “Eu entrei no clube para experimentar novos livros, com os quais eu não teria contato por escolha própria, como, por exemplo, ‘E não sobrou nenhum’, da Agatha Christie. Eu ainda li em inglês, o que também foi diferente e intrigante. Até o fim do ano, espero conhecer mais dois ou três livros de culturas e de gêneros diferentes. E, se possível, pretendo continuar no Clube no Ensino Médio”, disse o  aluno.

O Clube é uma atividade extracurricular promovida por professores de Português e Literatura que tem como objetivo fomentar a discussão literária de forma descontraída e motivadora, para que os participantes desenvolvam o hábito da leitura. 

Na lista de obras, estão títulos atuais e clássicos de autores da literatura brasileira e mundial, como Graciliano Ramos, Chimamanda Adichie, Érico Veríssimo, Conceição Evaristo, Franz Kafka, entre outros nomes. Ações como contações de histórias, teatros e seminários também contemplam o projeto.

Biblioteca BONJA

Com mais de 55 mil exemplares, a Biblioteca Castro Alves atende o BOM JESUS IELUSC desde 1934. O acervo conta com obras específicas para os estudantes, em português, inglês e alemão, e é ampliado constantemente seguindo sugestões do MEC, de alunos e de professores.

Todas as obras podem ser consultadas de forma on-line, clicando aqui.